sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O TEMPO PASSA

Na próxima curva, encontro-me com o sofrimento novamente
Disfraçado, com outra roupagem
Outros motivos, novos personagens
Mas reconheço sua face
Será que me iludi, acreditando, que já estava tudo resolvido?
Desespero, angustia, raiva, dúvida, insegurança
A velha culpa, em mim mesma ou procuando alguém a quem culpar
Como diz uma amiga minha: " A culpa é minha, e dou para quem quiser"
Você quer a minha culpa? Indica alguém?
Tem sempre alguem disposto a assumir a culpa.

Andei por uma rua e havia um buraco profundo na calçcada.
Caí dentro do buraco
Gritei, estou perdido
Não tive nenhuma ajuda
Porém, a culpa não é minha, mas do buraco.
Levei tempo para sair dali.
Andei pela mesma rua, havia um buraco profundo na calçada.
Fingi que não o v, e caí novamente
Não posso crer que estou de novo no mesmo lugar, mas a culpa não é minha,
mas do buraco.
Vou lutar e sair daqui.
Andei pela mesma rua; ainda há um buraco profundo na calçada.
Vejo que o buraco ainda esta ali
E, por um descuido, caio novamente dentro dele
Isso se torna um hábito.
Meus olhos estão abertos, mas não vê
Sei onde estou, a culpa é minha.
Vou sair daqui imediatamente
Andei pela mesma rua; ainda há um buraco profundo na calçad, mas consegui passar ao lado.
Sabendo que naquela rua há um buraco, decido ir por outra rua
Estou cansada
Mas agora reconheço
Que todas as formas de fuga me conduzirão ao mesmo lugar: para dentro de mim mesma
Está escuro aqui
Não há nenhum "salvador da pátria"
Todas as palavras que li e ouvi estao soltas
Quantas experiências maravilhosasa eu vivi
Quanta beleza e aprendizado aqui dentro!
Muitas lições foram feitas, outras escondi, adiei.
Entulho que precisa de reciclagem
Acontecimentos e sentiomentos antigos que queto, simplesmente, arquivar
Parece um quebra cabeça à espera de ordem
Agora compreendo que saber não é sabedoria
Muito do que aprendi carece de coerência: manter a palavra e ação na mesma direção.
Será que preciso de decisão firme, corajosa e determinada para ser o EU SOU?

Hei, ten alguem ai?
Espere um pouco
Há rosto conhecido, uma energia que me atrai, a luz pequenina e suave
Aos poucos chega mais perto

Ela abre os braços e com um sorriso acolhedor me convida
"VAMOS NOS CONHECER"?

Este texto, escrevi, com base nas experiências que tive em clinicas de recuperação, e nos relatos de alguns pacientes meus.
Espero que tenha conseguido passar um pouco do dilema que é avida de um dependente químico na ativa, e que de alguma forma, esse texto possibilite uma reflexão de um problema que pela Organização Mundia de Saúde, é considerado um problema de Saúde Pública.

LEMBRETE AOS DEPENDENTES QUIMÍCO, SEJA NA ATIVA OU EM RECUPERAÇÃO:

VOCÊS, NÃO SÃO CULPADOS POR SEREM DEPENDENTES QUÍMICOS, PORÉM SÃO RESPONSÁVEIS PELO USO DE DROGAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário