segunda-feira, 16 de agosto de 2010

CO-DEPENDÊNCIA

Os co-dependentes químicos, são seres humanos, visivelmente afetados, na maior parte das vezes, até fisicamente, pela convivência com um ou mais dependentes químicos. E tem uma enorme dificuldade em pedir e aceitar ajuda.
É o familiar, o colega de trabalho, o chefe, o amigo, é o vizinho, e todos que procuram remover as conseqüências dolorosas do abuso de drogas do dependente, para e pelo dependente, com a intenção de minimizar ou de esconder o ocorrido, facilitando a vida do dependente químico.
As familias ficam assim, sem identidade!
Todo aquele que está emocionalmente ligado e oferece seus sentimentos e sua vida para "proteger seu dependente", visando impedir que comportamentos anti-sociais tornem-se transparentes, é um co-dependente.
E o co-dependente que age assim, escondendo os fatos que se constituem numa vergonha para todos por total desinformação, imagina que está ajudando, na realidade está ajudando a que possíveis pedidos de tratamentos e/ou internação sejam adiados.
É o famoso "CARROSSEL DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA: no centro, o dependente químico agindo e ao redor... os co-dependentes estão reagindo, todos estão vivendo em função do dependente. O dependente se droga, fica doidão e os outros reagem a sua drogadição e as suas conseqüências, o dependente responde as essas reações e se droga novamente, estabelecendo o carrossel da dependência química.
Os co-dependentes precisam ter coragem de colocar limites, fazendo parar de girar o Carrossel e de desligar-se emocional mente do dependente, e sentindo seu próprios sentimentos e vivendo suas próprias vidas.
A partir da aceitação da co-dependência, realizam o maior ato de amor, conscientizaram-se de que a melhor ajuda e única possível é a mudança de nós. Fortaleceram-se. porque compreenderam, o que não é firme não pode servir de apoio.
 
Os co-dependentes se fazem muitas perguntas:
Se a pré-disposição orgânica para desenvolver o abuso de drogas é do meu familiar, filho ou filha, como é que sou eu que preciso de ajuda ?
É meu marido ou minha mulher quem bebe, porque eu devo me tratar?


Se voce se identifica com o que foi escrito anteriormente, se dê o direito de refletir, atraves de algumas dessas colocaçoes:
1- Você, ja ficou acordada a noite esperando que seu filho ligasse ou voltasse cedo da rua, mesmo sabendo que ele nunca liga ou chega antes que amanhceça?
2- Você ja foi atrás dele, para busca-lo, preocupado o que poderia acontece com ele?
3- Você acreditou nele, quando ele jurou que iria parar, mas logo você sentiu-se com raiva e enganada porque ele nao parou?
4- Você abandonou sua rotina, porque "precisa" preocupar-se com seu filho?
5- Você deixou de lado as coisas que lhe davam prazer, porque precisava "cuidar"do seu filho?
6- Você acaba sempre dando dinheiro, por medo, do seu filho se "meter em mais confusão" ou para evitar retaliações por parte dele?

Se após esse momento de reflexão, vc se identificou com 2 ou mais das questões acima, considere a possibilidade de estar assumindo o papel de co-dependente dentro da sua familia. Nesse caso talvez, você precise de ajuda para enfrentar esse problema.


 



Um comentário:

  1. Que bom conhecer um blog que eu possa estar atualizada. Eu tb fiquei no Recanto, a Marcia TO me passou o endereço, tratei com o Dr. Marcelo e estou limpa, escrevo como é meu dia e como faço para ficar limpa no dia a dia uma espécie de 10o passo on line, no meu blog tb, se quiser conhecer, http://experienciadeumadicto.blogspot.com
    abraços e obrigada pelas informações. Paula

    ResponderExcluir