CONVERSE com seus filhos sobre álcool e demais drogas. Isto pode ajudá-lo a mudar a idéia de que ingerir álcool, fumar e usar outras drogas são normais e aceito.
ESCUTE atentamente seus filhos. Eles irão compartilhar suas experiências com você, demonstre interesse e escute-os atento e ativamente a cada momento de sua vida.
AJUDE seus filhos a se sentirem bem consigo mesmo. Seus filhos se sentirão bem quando você elogiar seus esforços e vitórias. Fortalecerá sua auto estima se criticar as suas ações e não a eles como pessoa.
AJUDE seus filhos a desenvolverem valores firmes e adequados. Se seus filhos têm valores firmes e adequados estarão fortalecidos e cheios de certeza para dizerem NÃO ao consumo de álcool e drogas. Eles não se deixarão levar pelo que dizem seus amigos.
DÊ um bom exemplo. Os hábitos e costumes que você tem a respeito de consumo de álcool, tabaco e outras drogas, influenciarão fortemente nas idéias que seus filhos terão em relação a este consumo.
AJUDE seus filhos a superar a pressão do grupo de amigos. Os filhos que tem aprendido a ser respeitoso, carinhoso e seguro de si mesmos, terão muito mais possibilidade de manejar a pressão do grupo em que convive, com um NÃO firme e positivo às drogas.
ESTABELEÇA regras familiares. Estabeleça regras específicas a respeito da proibição do álcool, cigarro e as demais drogas dentro do lar. Deixe claro o tipo de disciplina que receberá algum membro de sua família que se envolve com drogas.
INCENTIVE as atividades sã e criativa. O lazer, os eventos escolares e atividades religiosas, criativas e desportivas, ajudarão a combater a ociosidade de seus filhos e a prevenir o uso de álcool e drogas.
PARTICIPE o problema com outros pais. Reuna-se com outros pais e converse sobre a prevenção de álcool e drogas. Isso ajudará a comparar e reforçar o diálogo familiar.
PROCURE informações sobre o que deve ser feito se suspeitar ter alguém com problemas de consumo de álcool e drogas próximo de você.
APRENDA a reconhecer as características relacionadas ao consumo de álcool e as demais drogas. Se precisar procure ajuda imediatamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário